Reforma trabalhista é positiva para 40% dos empresários
Comércio e indústria são os setores mais beneficiados
De cada dez pequenos e médios empresários, quatro acreditam que a reforma trabalhista facilitou o processo de contratação e demissão de trabalhadores. É o que aponta o levantamento realizado pelo Centro de Estudos de Negócios do Insper em parceria com o Banco Santander.
De acordo com a pesquisa, para 38,94% dos empresários a reforma trouxe um impacto positivo ou muito positivo nas contratações e demissões. Já 49,39% dos entrevistados afirmam que não houve qualquer tipo de influência com a reforma, enquanto 11,67% acham que o impacto foi negativo ou muito negativo.
Na análise por setores, a influência mais positiva da reforma trabalhista foi observada no comércio (41%). Em seguida, estão indústria (40%) e serviços (36%).
A reforma trabalhista, em vigor desde novembro de 2017, alterou diversos pontos da legislação trabalhista. Uma das mudanças é a possibilidade de demissão por comum acordo e a contratação de trabalho esporádico ou intermitente.
O Insper e o Banco Santander realizaram o levantamento por meio de entrevistas telefônicas com 1.320 pequenos e médios empresários de todo o Brasil.