Eletricistas celebram dia com alerta para segurança

Profissionais advertem que manutenção e prevenção podem evitar acidentes com eletricidade em residências, prédios e estabelecimentos comerciais

seg, 22/10/2018 - 19:14

O 17 de outubro é o Dia do Eletricista. A data não existe por lei, mas é comemorada por todos os profissionais da área no Brasil. O eletricista é responsável pela instalação, vistoria e manutenção de aparelhos elétricos e eletrônicos de um imóvel ou estabelecimento.

De acordo com Luiz Calil, 28 anos, engenheiro eletricista, o profissional atua em prédios, residências, indústrias, automação e eletrônica. “Para sua prevenção é necessário o uso de equipamentos de proteção individuais como luvas, varas de manobras e roupas apropriadas para a segurança”, afirmou o engenheiro.

Luiz disse, em relação ao salário, que depende muito da área de atuação. O engenheiro eletricista, por exemplo, tem piso salarial, enquanto o técnico eletricista, não. “O piso salarial de um engenheiro eletricista é entre cinco e seis salários mínimos. Para o técnico eletricista não existe um piso definido, depende da empresa, e o grau de dificuldade do serviço em elétrica. O salário varia de R$ 1.500,00 a R$ 2.500,00 ”, afirmou.

Por Nathalia Lavoura e Suellen Cristo.

COMENTÁRIOS dos leitores