Grande Recife teve pelo menos 100 mortes por arma de fogo

Os dados são referentes ao mês de outubro e foram contabilizados pelo aplicativo Fogo Cruzado

qui, 01/11/2018 - 17:47

No mês de outubro, o Grande Recife teve ao menos 100 mortes causadas por arma de fogo. É o que aponta o relatório do aplicativo Fogo Cruzado. Os números mostram, ainda, que durante o período foram registrados cerca de 131 disparos de arma de fogo, o que corresponde a quatro tiroteios por dia. Ao todo, 40 pessoas ficaram feridas. Os números são maiores em relação a setembro, quando  foram contabilizadas 87 mortes e 122 disparos. 

Segundo os dados, Recife foi a cidade onde foi registrado o maior número de homícidos, com 61. Em seguida, vem Jaboatão dos Guararapes, com 22, o Cabo de Santo Agostinho, com 15, Igarassu e São Lourenço da Mata com seis. Os dados mostram, também, que 14 assassinatos ocorreram dentro de casa. Das vítimas, 94% eram homens e 6% mulheres.

A plataforma Fogo Cruzado é coordenada pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Políticas de Segurança Pública (ENPS) da Universidade Federal de Pernambuco e contabiliza disparos utilizando armas de fogo. O aplicativo foi implantado no Estado em abril deste ano. O projeto recebe informações sobre tiroteios tanto pelo próprio app quanto pelo Facebook, WhatsApp e Twitter.

Por Jessika Tenorio

COMENTÁRIOS dos leitores