Confiança do consumidor atinge maior nível em cinco anos
Otimismo recorde é resultado da melhora da expectativa dos brasileiros em relação às inflação, à renda pessoal, à situação financeira e ao emprego.
O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), cresceu 0,6% em dezembro e alcançou 114,3 pontos. Essa é a sexta alta consecutiva e a maior desde março de 2013, ficando acima da média histórica de 107,8 pontos. Na comparação com dezembro de 2017, o aumento é de 13,7%.
De acordo com a CNI, o otimismo recorde é resultado da melhora da expectativa dos brasileiros em relação às inflação, à renda pessoal, à situação financeira e ao emprego.
"Em relação a novembro, o indicador de endividamento é o único que recua em dezembro, com queda de 0,3%, mostrando que o consumidor avalia que está mais endividado", destaca a confederação.
Além disso, a expectativa de compras de maior valor ficou estável na comparação com o mês passado e está 2,5% abaixo do registrado em dezembro do ano passado. Para a CNI, isso mostra que os brasileiros estão poucos dispostos a fazer compras de alto custo, como móveis e eletrodomésticos.