Morre cão que ajudou nos resgates de Brumadinho

Barney morreu enquanto fazia buscas na noite da sexta-feira (3)

sab, 04/05/2019 - 13:28
Reprodução/Instagram/barneyzeera Corpo do labrador está sendo procurado Reprodução/Instagram/barneyzeera

O cão labrador Barney, que ficou famoso por ajudar o Corpo de Bombeiros no resgate das vítimas da tragédia de Brumadinho-MG, morreu na noite da sexta-feira (3). O animal fazia buscas de um desaparecido na cidade de Içara, em Santa Catarina.

Segundo nota do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, do qual o cachorro fazia parte, Barney entrou em um rio para apontar possível vítima, submergiu e não mais retornou. O corpo do cachorro está sendo procurado.

A corporação acredita que o cachorro possa ter ficado preso no leito do rio. Caso o corpo seja encontrado, o cachorro será cremado em um crematório para animais em São José-SC. Os bombeiros vão oferecer apoio psicológico aos envolvidos. O animal era conduzido pelo soldado Luciano Rangel. "Neste difícil momento, registramos nosso profundo pesar e lamentamos esta irreparável perda para o Sd BM Rangel", diz nota dos bombeiros. Barney tinha uma página no Instagram e chegou a participar de programas televisivos.

100 dias

As buscas por vítimas da tragédia de Brumadinho chegaram ao centésimo dia neste sábado (4). Conforme balanço da Defesa Civil, foram 235 mortes confirmadas e 35 pessoas continuam desaparecidas. Esta é considerada a maior operação de busca e resgate do Brasil e só deverá ser encerrada após todos os corpos serem encontrados ou não houver mais condições biológicas de buscas.

A Barragem do Córrego do Feijão, da Vale, se rompeu no dia 25 de janeiro. Plantações e casas foram destruídas. O Rio Paraopeba, afluente do Rio São Francisco, foi contaminado.

COMENTÁRIOS dos leitores