Inadimplência desacelera no primeiro semestre de 2019

Mesmo assim, 41% da população adulta está com contas em atraso

qua, 17/07/2019 - 18:43

A inadimplência do consumidor dá sinais de desaceleração no primeiro semestre de 2019. O volume de atrasos cresceu 0,9% na comparação com o final do ano passado. Esta é a segunda menor variação desde 2012, quando a inadimplência havia crescido 5,8% no primeiro semestre. Este levantamento foi feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Mesmo assim, o número de pessoas com contas em atraso ainda é muito alto (41%), com cerca 62,6 milhões de pessoas inadimplentes. Os dados regionais revelam que a região sudeste apresentou o maior aumento da taxa de inadimplência (3,4%), em comparação ao mesmo período do ano passado. Em segundo lugar ficou a região Norte, com alta de 2,2% na quantidade de devedores, seguido do Sul, com crescimento de 1,79%.

A pesquisa também apontou que um em cada quatro devedores está na faixa etária dos 30 anos, fase da vida em que muitas pessoas tendem a assumir mais compromissos financeiros, como casamento, filhos, despesas domésticas, entre outros.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores