Bombeiros confirmam 11 mortes por conta das chuvas em PE

Desde a última sexta-feira (19) que a RMR e a Zona da Mata estão sofrendo com as chuvas. Tanta água resultou nos deslizamentos de barreiras em locais considerados de risco

por Jameson Ramos qua, 24/07/2019 - 16:10
Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo Dificuldade tomou conta Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo

Os números atualizados do Corpo de Bombeiros confirmam que onze pessoas foram mortas em decorrência dos deslizamentos de barreiras. São quatro mortes em Recife e Abreu e Lima, além de três mortes em Olinda. A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Climas é de que as chuvas continuarão ao longo desta quarta (24) e quinta-feira (25), na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata.

De acordo com a APAC, desde a última sexta-feira (19), essas regiões vem sofrendo com chuvas moderadas a fortes. “Os modelos atmosféricos indicam que a atmosfera deve permanecer com estabilidade nas próximas 24h, reduzindo a precipitação para o dia 25 (quinta-feira)”, pontua o órgão.

O diagnóstico do evento das últimas 24 horas pode ser analisado pelos dados através de imagens do radar meteorológico disponibilizadas no site da Agência Pernambucana de Águas e Climas. Os maiores acumulados foram registrados nos municípios de Paulista (176mm), Olinda (170mm), Recife (141mm) e São Lourenço da Mata (73,6mm) - todas essas cidades são da Região Metropolitana do Recife. 

Na Zona da Mata de Pernambuco, os municípios que mais acumularam foram Paudalho (53,2mm), Barreiros (46mm), Palmares (23mm) e Vitória de Santo Antão (19,6mm).

Com o terreno encharcado o risco de deslizamento torna-se ainda maior. Por isso, A Secretaria Executiva De Defesa Civil Do Estado orienta as pessoas que residem em áreas de risco para que deixem os locais até que a situação seja normalizada. O órgão afirma que continuará acompanhando todas as demandas através da central de operações pelos fones 3181-2490 e 199.

COMENTÁRIOS dos leitores