Rematrícula nas escolas de SP pode ser feita pela internet

Quem ainda não tiver o cadastro digital pode efetuar a matrícula dos estudantes na secretaria da escola

por Alex Dinarte qua, 21/08/2019 - 17:35

Pais e responsáveis por estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino em São Paulo poderão realizar a rematrícula do ano letivo de 2020 pela internet. A novidade, anunciada na manhã desta quarta-feira (21), também valida as matrículas efetuadas por quem já é cadastrado no aplicativo Minha Escola SP ou no site da Secretaria Escolar Digital (www.sed.educacao.sp.gov.br).

 Os interessados em ter acesso às plataformas digitais devem fazer um cadastro prévio na própria escola. O aplicativo está disponível para Android ou iOS. Dos 3,5 milhões de alunos nas escolas estaduais, apenas 350 mil fizeram inscrição para habilitar o aplicativo ou a Secretaria Escolar Digital.

 Tanto as novas matrículas quanto a atualização do cadastro dos alunos já inscritos nas escolas da rede estadual devem ser feitas entre 26 de agosto e 23 de setembro. Para quem vier de outra rede de ensino (público ou particular), o período de matrícula vai de 1º a 31 de outubro. Os responsáveis que ainda não têm o cadastro digital poderão fazer matrícula ou rematrícula direto na secretaria da escola.

 Escolas em período integral

 Até 2026, 50% das escolas da rede pública estadual paulista devem oferecer educação em período integral. A meta faz parte do PNE (Plano Nacional de Educação) e PEE (Plano Estadual de Educação). Para 2020, a Secretaria da Educação (Seduc) espera atender 100 escolas, as quais precisam ter, em média, 500 estudantes. Nessa modalidade, os alunos passam a ter uma jornada de até nove horas e meia, enquanto no ensino regular a carga horária é de cinco horas diárias. Pela rede estadual de São Paulo, já há 417 escolas funcionando em período integral.    

COMENTÁRIOS dos leitores