PE: Força Tarefa é montada para desvendar piche nas praias

Um laboratório da Paraíba deve identificar o tipo e o provável tempo em que o produto foi jogado

por Jameson Ramos sex, 06/09/2019 - 19:40
Cortesia . Cortesia

Uma Força Tarefa foi montada para identificar os responsáveis pelas manchas de óleo que atingiram as praias do litoral Norte e Sul de Pernambuco. O Corpo de Bombeiros fará um sobrevoo pela área e já foi solicitado à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e à Suape as imagens de satélites da área costeira de norte a sul do Estado.

Para orquestrar essas ações, uma reunião foi realizada nesta sexta-feira (6), com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Professores e técnicos do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco, Capitania dos Portos e do Porto de Suape também devem auxiliar na atividade.

De acordo com a Semas, a Capitania dos Portos já coletou amostras do óleo nas praias de Tamandaré e de Piedade. Um laboratório da Paraíba deve identificar o tipo e o provável tempo em que o produto foi jogado. 

As manchas de óleo começaram a aparecer no último domingo (1º), na praia de Jacumã, Paraíba, tendo a última aparição acontecido na quinta-feira (5), na praia do Bessa e na ilha de Cocaia, localizadas na Paraíba e no Cabo de Santo Agostinho, respectivamente. Outras manchas também foram identificadas em várias praias da Região Metropolitana do Recife.

A CPRH reforça que o aparecimento do piche nas praias em questão não está relacionado ao vazamento de água e óleo ocorrido no dia 26 de agosto, na Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, Grande Recife.

COMENTÁRIOS dos leitores