Escritor e ativista discute Amazônia em Café Literário

Autor de 18 livros, João Meirelles debaterá a questão ambiental amazônica em evento da Casa do Fauno, nesta quinta-feira (12), em Belém

qua, 11/09/2019 - 17:55

Embed:

O ativista ambiental, escritor e empreendedor social João Meirelles participará, nesta quinta-feira (12), do Café Literário, bate-papo sobre o tema “Amazônia Viajante, Ensaio ou Ficção?”, com moderação do jornalista e mestrando de literatura Iran de Souza. O encontro será na Casa do Fauno, às 19h30. A entrada é franca.

Administrador por formação, João Meirelles começou seu amor e seus estudos pela Amazônia quando ainda era jovem, durante as viagens dele com o pai. Para o escritor, as riquezas da região sempre foram encantadoras.

Nascido em São Paulo, Meirelles mudou-se em 2004 para Belém e fundou o Instituto Peabiru, que busca atuar em quatro áreas: conservação da biodiversidade, agroflorestal, proteção social e ação socioambiental corporativa. “Vamos falar sobre Amazônia, precisamos estar na Amazônia”, afirmou o ativista.

João Meirelles tem 18 livros publicados sobre a Amazônia. Um de seus maiores sucessos, premiado recentemente com o Prêmio Sesc de Literatura na categoria contos, “O Abridor de Letras” narra algumas histórias encontradas na Amazônia. “O poraquê conta a história de uma das espécies de peixes da região e poucos sabem que ele é um peixe condutor elétrico”, disse.

Segundo o escritor, a história que mais o impressionou foi a de uma senhora que era casada com um cangaceiro que vivia em expedições. Em um de seus trabalhos, o homem não voltou. “O interessante é que, após o sumiço do marido, a senhora decidiu participar das expedições, o que não era comum na época”, pontuou. O relato está em um de seus livros, “Grandes Expedições à Amazônia Brasileira, volume I – 1500 a 1930 – século XX”. 

Por Rodrigo Moraes  (com apoio de Ana Luiza Imbelloni). Imagens e vídeo: Thalía Araújo.

COMENTÁRIOS dos leitores