Entorno do Mercado de São José passa por novas mudanças

73 barracas dos comerciantes que ficavam localizadas na Praça Dom Vital – na calçada oposta à Basílica da Penha - foram realocadas pela Prefeitura

ter, 17/09/2019 - 13:32
Pedro de Paula/Semoc Pedro de Paula/Semoc

O ordenamento do comércio informal segue acontecendo no bairro de São José. No último domingo (15), 73 barracas dos comerciantes de utensílios de cozinha, roupas e calçados, que ficavam localizadas na Praça Dom Vital – na calçada oposta à Basílica da Penha -, foram realocadas pela Prefeitura. Agora, os trabalhadores recebem os seus clientes no o Centro de Comércio do Cais de Santa Rita, que fica próximo ao terminal de ônibus do bairro.

Foram construídos três novos equipamentos para abrigar os comerciantes que ficavam nas ruas de todo o bairro: o Centro de Comércio do Cais de Santa Rita, o Anexo do Mercado de São José e o Novo Mercado das Flores. Eles já estão em funcionamento e, segundo a prefeitura, têm a capacidade de beneficiar cerca de 550 trabalhadores da área.

Com mais essa mudança, o objetivo é que o Mercado de São José, a Praça Dom Vital e a Basílica da Penha fiquem mais visíveis para o turista e para o recifense, o pedestre tenha mais mobilidade e os comerciantes um lugar mais confortável e digno para comercializar seus produtos.

Centro de Comércio do Cais de Santa Rita - Está em funcionamento desde 2017, com cerca de 40 boxes de alimentação. A etapa que está sendo entregue agora tem capacidade para 374 bancas e boxes de roupas, alimentação, feira de frutas e verduras, fiteiros, estivas e alimentos como grãos, charque e frios em geral.

Anexo do Mercado de São José - Entregue no dia 1° de setembro, conta com 87 boxes de ervas medicinais e artigos religiosos, que antes ficavam no entorno no Mercado de São José, nas conhecidas barracas verdes.

Novo Mercado das Flores – O espaço que antes ficava próximo à sede do Consórcio Grande Recife, agora está com nova localização e funciona na continuidade do Centro de Comércio do Cais de Santa Rita. São cerca de 40 vendedores de flores beneficiados.

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores