Premier da Índia recebe prêmio por saneamento

Premiação conferida pela fundação Bill e Melinda Gates é pelo esforço para acabar com a difundida prática no país de se defecar ao ar livre, o que constitui um sério problema de saúde pública

qua, 25/09/2019 - 07:20
STEPHANIE KEITH Premier da Índia, Narendra Modi, discursa na Cúpula do Clima das Nações Unidas, em Nova York, no dia 23 de setembro de 2019. STEPHANIE KEITH

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, recebeu nesta terça-feira um prêmio da fundação Bill e Melinda Gates, por seu esforço para acabar com a difundida prática no país de se defecar ao ar livre, o que constitui um sério problema de saúde pública.

Ignorando os protestos de ativistas pelos direitos humanos e de três ganhadores do Nobel da Paz, que atribuem ao governo nacionalista de Modi o aumento dos ataques contra as minorias na Índia, o premier recebeu o prêmio em Nova York, onde está para a Assembleia Geral das Nações Unidas.

A Bill and Melinda Gates Foundation, criada pelo fundador da Microsoft Bill Gates e sua mulher, disse que respeita a opinião dos críticos, mas destacou que o tema da saúde é fundamental e que o programa da Índia poderá servir de modelo para outros países.

Na cerimônia, Modi dedicou o prêmio a todos os indianos que fizeram da limpeza "a maior prioridade de sua vida cotidiana".

O objetivo do programa, batizado "Clean India Mission" ("Missão Índia Limpa"), é atacar o problema da defecação ao ar livre, especialmente em áreas rurais.

Desde 2014, a Índia construiu mais de 100 milhões de banheiros, investindo 20 bilhões de dólares, segundo o próprio governo.

Os ganhadores do Prêmio Nobel da Paz Mairead Maguire, Tawakkol Abdel-Salam Karman e Shirin Ebadi pediram à Fundação Gates que revisasse sua decisão.

COMENTÁRIOS dos leitores