Coral de Libras se apresenta em shopping de Belém

Formado por alunos de escola adventista, grupo semeia a inclusão e emociona o público em espetáculo gratuito

qua, 09/10/2019 - 17:38

O coral de Libras (Língua Brasileira de Sinais) Mãos que Falam ao Coração, da Escola Adventista de São Brás, fez uma apresentação no shopping Boulevard, em Belém, pela passagem do Dia Nacional dos Surdos, em 26 de setembro. Alunos com idade entre 10 e 14 anos, do sexto ao nono ano, estão envolvidos no projeto. 

Os jovens são voluntários nas aulas de Libras, por não ser esta uma disciplina obrigatória. “O nosso objetivo hoje aqui é podermos estar falando, tocando os corações de todos, inclusive os que não conseguem ouvir”, disse a coordenadora da escola, Patrícia Braga.

Não só em shoppings ocorrem as apresentações, mas também em projetos, em casas de apoio, hospitais, orfanatos. A regente do coral, Amanda Brito, diz que os alunos estavam muito animados antes da apresentação. “Eles já chegaram e vieram me falar: ‘Tia, está dando um frio na barriga'. E já passou o frio na barriga pra mim. Eles estão muito ansiosos. Mas vai dar tudo certo. Porque ensinamos bastante.”

O coral da escola é formado por ouvintes que buscam levar músicas e incluir quem não se sente incluído. Na instituição tem um funcionário que é surdo. “Quando ele chegou à escola, os meninos viram que ele ficava de canto, isolado, e nós mesmos, funcionários, víamos isso. Com a Libras, eles já conseguiram se comunicar e é muito legal ver essa interação”, completou a regente Amanda.

Natasha Sâmea disse que é muito importante esse evento de inclusão social. “A gente se depara muito com pessoas surdas que às vezes ficam de fora dos eventos. O que a escola proporciona é muito importante para incluir todo mundo num só ambiente”, disse.

A integrante do coral Beatriz Lara, do nono ano, muito emocionada, contou como foi participar da programação. “A gente realmente deu tudo. Nos ensaios, colocamos nossa emoção. Porque é uma responsabilidade estarmos aqui apresentando”, completou.

Segundo dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem quase 10 milhões de pessoas surdas. Isso equivale a 5% da população. 

A Libras foi oficialmente reconhecida como uma língua brasileira em 2002, na Lei nº 10.436, de 24 de abril. Empresas como Magazine Luiza, Natura e Claro estão dando exemplo de acessibilidade e inclusão. Contratam e facilitam a vida de pessoas surdas dentro do ambiente de trabalho para integração desses funcionários.

Da Redação do LeiaJá Pará (com reportagem de Erika Castro).

 

COMENTÁRIOS dos leitores