Sobe para 37 número de casos confirmados de sarampo em PE
Outros 478 casos suspeitos ainda estão em investigação
Em novo boletim epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira (9), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco atualizou o número de casos confirmados de sarampo, que subiu para 37. Além dos casos confirmados, 284 foram descartados e 478 ainda estão em investigação.
Segundo a pasta, todos os casos confirmados até o momento são antigos, de pessoas que adoeceram entre os meses de julho e agosto. Das ocorrências confirmadas, 14 foram em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco - com um óbito de uma criança de sete meses.
Em seguida vem Caruaru (6), Vertentes (5), Recife (3), Santa Cruz do Capibaribe (3), Toritama (3), Bezerros (1), Frei Miguelinho (1) e Jaboatão dos Guararapes (1).
Até o dia 4 de outubro, 507814 pessoas foram vacinadas com a tríplice viral em Pernambuco, sendo 215.986 doses em crianças de sei meses a quatro anos. Até o momento, Pernambuco tem uma cobertura de 98% na primeira dose da tríplice viral nas crianças com um ano. Na segunda dose, que deve ser feita três meses após a primeira, está em 74,5%.
Toda criança entre 6 meses e 11 meses deve ser vacinada com a tríplice viral, considerada a "dose zero". Uma nova dose deve ser feita aos 12 meses e outra aos 15 meses, quando o esquema é finalizado. A partir dos 2 anos, caso o menino ou menina ainda não tenha começado o esquema vacinal, as duas doses devem ser feitas com um intervalo de um mês entre elas.