Queda de helicóptero deixa sete sul-coreanos desaparecidos
O aparelho, que acabara de resgatar um pescador ferido nas ilhas Dokdo (ou Takeshima no Japão), caiu na noite de quinta-feira (31)
Sete sul-coreanos estão desaparecidos desde a queda de um helicóptero na zona de pequenas ilhas cuja soberania é disputada entre Coreia do Sul e Japão, informaram nesta sexta-feira (1°) as autoridades em Seul. O aparelho, que acabara de resgatar um pescador ferido nas ilhas Dokdo (ou Takeshima no Japão), caiu na noite de quinta-feira (31).
Participam das buscas navios da guarda costeira sul-coreana, barcos privados, lanchas dos bombeiros e aviões do ministério da Defesa, disse à AFP um porta-voz das equipes de resgate. O helicóptero, um Eurocopter EC225 fabricado pela Airbus, transportava cinco socorristas, o pescador e um civil.
O pescador "estava em um barco pesqueiro quando cortou os dedos e a tripulação o levou para Dokdo, de onde o helicóptero fez o resgate". "O paciente precisava de uma cirurgia imediata que só poderia ser realizada no continente", revelou o porta-voz.
Seul controla a região desde 1945, após o fim da colonização japonesa da península, mas Tóquio ainda reclama a soberania sobre os ilhotes.