Óleo: praias de PE atingidas estão liberadas para o banho
Análise feita nas águas das 16 praias atingidas no estado não detectou a presença do hidrocarboneto
Foi divulgado nesta sexta-feira (8), o resultado das análises de água das praias atingidas pelo petróleo que vem devastando o litoral nordestino desde o final do mês de agosto. De acordo com o Governo de Pernambuco, 16 praias do estado foram examinadas e todas elas consideradas próprias para o banho. Os estudos foram realizados pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) em parceria com outras instituições. Foi verificado se existia a presença de hidrocarbonetos, compostos orgânicos encontrados no petróleo e que, em grande quantidade, pode causar dano à saúde.
As amostras foram colhidas nos dias 24,26 e 31. As praias vistoriadas estão nas cidades de São José da Coroa Grande, Tamandaré, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Goiana e Ilha de Itamaracá.
O Governo de Pernambuco reforça que o estudo envolveu a análise de 21 compostos da cadeia de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e o grupo conhecido como BTEX. O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) apontou em seus estudos que os níveis desses compostos são tão baixos que os equipamentos não conseguiram detectar.