Lula, Sport e UPE: Recife espera domingo movimentado

Festival com participação do ex-presidente, jogo com mais de 20 mil pessoas e SSA estão programados para o próximo domingo (17). CTTU montou esquema de trânsito

por Nathan Santos sex, 15/11/2019 - 18:52
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Lula prometeu vir ao Recife no próximo domingo (17) Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

O próximo domingo (17) deve ser de movimentação intensa pelas ruas do Recife. No mesmo dia, ao menos três atividades aguardam grandes públicos, do começo da manhã até o início da noite. Educação, futebol e política pautam as movimentações.

No início da manhã, a Universidade de Pernambuco (UPE) realiza o Sistema Seriado de Avaliação (SSA 3). Com mais de 12 mil inscritos, o processo seletivo deve contar com 6.374 candidatos apenas nos prédios de aplicação localizados no Recife; a Escola Politécnica de Pernambuco (POLI), situada na Praça do Internacional, 455, no bairro da Madalena, Zona Oeste da cidade, recebe o maior número de estudantes, com 1.140 concorrentes.

O exame iniciará às 8h15 e seguirá até 12h45. A UPE alerta, porém, que os portões dos locais de aplicação serão fechados, exatamente, às 8h. Por isso, a Universidade orienta que os estudantes cheguem a esses pontos com cerca de uma hora de antecedência.

A Faculdade de Ciências de Administração de Pernambuco (Fcap), localizada na Avenida Sport Clube do Recife, 252, na Ilha do Retiro, no Recife, também é outro grande ponto de provas da UPE, com 994 concorrentes. O detalhe é que tanto a Fcap quanto a POLI ficam bem próximas ao estádio do Sport.

Às 16h, o time rubro-negro recebe o Vila Nova pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Com mais de 19 mil ingressos vendidos e uma expectativa de um público superior a 25 mil pessoas, o clube leonino pode cravar seu retorno para a Série A do Brasileirão.

Também no próximo domingo, militantes do ex-presidente Lula, liberto após decisão do Superior Tribunal Federal (STF), prepararam uma grande recepção para o pernambucano. A partir das 12h, o Pátio do Carmo, no Centro do Recife, será palco do ‘Festival Lula Livre’, que reunirá artistas nacionais e locais em um show de celebração ao líder do Partido dos Trabalhadores (PT).

De acordo com o Instituto Lula, estão confirmados os artistas Otto, Marcelo Jeneci, Siba, Odair José, Mundo Livre S/A, Digitaldubs, Ylana Queiroga, Flaira Ferro, Isaar, entre outras atrações. O ato é aberto à população.

Esquema de trânsito

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema para acompanhar a mobilidade nas ruas dos eventos e vias próximas. Para este fim de semana, 50 agentes de trânsito acompanham as programações, bem como a Central de Operações de Trânsito (COT) está de plantão, 24 horas, monitorando “os principais corredores viários” da capital pernambucana.

Para o jogo do Sport, na Ilha do Retiro, existe um esquema focado na partida, diante da expectativa do grande número de torcedores, além das festividades que devem ocorrer após a partida caso o time confirme matematicamente sua volta à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. “A operação terá início às 14h e será montada no entorno do estádio Adelmar da Costa Carvalho com o objetivo de garantir o deslocamento seguro dos pedestres, assim como a fluidez do tráfego. Uma equipe com agentes de trânsito, disposta em pontos fixos ou em motos e viaturas, foi destacada para atuar no local até a dispersão total do público, prevista para acontecer por volta das 20h”, informou a CTTU.

“Os agentes da Autarquia vão monitorar pontos como a Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, Estrada dos Remédios, Túnel Chico Science e o cruzamento entre Avenida Governador Agamenon Magalhães e a Rua Paissandu. Inicialmente, apenas a Rua Tabaiares, que dá acesso ao estádio, será bloqueada. No entanto, os bloqueios poderão ser ampliados a depender da necessidade”, completou o órgão.

COMENTÁRIOS dos leitores