Tartaruga resgatada coberta de óleo volta à natureza

Réptil passou 91 dias em tratamento

sab, 18/01/2020 - 19:19
Divulgação/Fundação Mamíferos Aquáticos Animal foi solto na Praia de Aruana, em Aracaju-SE Divulgação/Fundação Mamíferos Aquáticos

A Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) liberou em Maragogi-AL, na tarde da sexta-feira (17), uma tartaruga-marinha que havia sido encontrada com 90% do corpo coberto por óleo no dia 17 de outubro de 2019. Quando resgatado, o animal apresentava ingestão de óleo e infecção pulmonar. As informações são do portal de notícias Infonet.

Após o resgate, a tartaruga foi encaminhada ao Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre da Fundação Mamíferos Aquáticos na cidade de São Cristóvão, região metropolitana de Aracaju-SE. O réptil, da espécie Caretta, passou 91 dias em processo de reabilitação. 

Durante o tratamento, a tartaruga recebeu medicações, fluidoterapia e suplementações vitamínicas, além de banhos para despetrolização.  

Segundo a Fundação Mamíferos Aquáticos, o réptil ganhou peso e se alimenta bem. A soltura da tartaruga ocorreu às 14h30 na praia do Aruana, em Aracaju-SE.

As manchas de óleo foram registradas desde o final de agosto no Nordeste. Os fragmentos também alcançaram os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Segundo o Ibama, 130 municípios de 11 estados foram afetados. A origem do óleo ainda é investigada.

COMENTÁRIOS dos leitores