PE: sobe para 5 o número de casos suspeitos de coronavírus

Segundo o infectologista Demetrius Montenegro, todos estão internados no Huoc porque a unidade de saúde é de referência para as pessoas suspeitas adultas

qui, 27/02/2020 - 19:43
Demetrius Montenegro/LeiaJáImagens Demetrius Montenegro/LeiaJáImagens

No início da noite desta quinta-feira (27), a Secretária Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco confirmou em coletiva com a imprensa que o número de casos suspeitos do coronavírus em Pernambuco já soma cinco pessoas. Além disso, um paciente de 41 anos, que está sendo acompanhado em um hospital particular, teve o resultado laboratorial positivo para a influenza B - o que descarta a possibilidade do coronavírus.

Desde a última terça-feira (25), a SES-PE vem sendo notificada. Até então a manhã desta quinta-feira (27), eram 6 suspeitas, mas o número reduziu para 5 investigados com o descarte do sexto caso. Todas as pessoas que estão com a suspeita do novo coronavírus passaram pela Itália, país com transmissão da doença.

Todos os 5 casos que estão sendo investigados estão em isolamento no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), localizado no bairro de Santo Amaro, Centro do Recife. Segundo o infectologista Demetrius Montenegro, todos estão internados no Huoc porque a unidade de saúde é de referência para as pessoas suspeitas adultas.

Conheça os casos (todos vieram da Itália)

Primeiro caso notificado em Pernambuco foi uma mulher, de 51 anos, residente de Caruaru e que chegou no Recife no dia 25 de fevereiro, quando foi notificada. Os exames para influenza A e B já foram feitos na paciente e deram negativos. Na próxima sexta-feira (28), os exames para confirmar ou descartar o coronavírus a doença devem ser divulgados.

2 - Homem, 24 anos, pernambucano residente na Itália, chegou em Pernambuco no dia 14 de fevereiro e teve seu caso notificado na quarta-feira (26). Por uma condição pré-existente de asma, ele está sendo mantido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Oswaldo Cruz. Já realizou coleta de material para análises laboratoriais.

3- Homem, 32 anos, pernambucano com histórico de viagem à Itália, chegou ao Recife no dia 24 de fevereiro e teve o seu caso notificado nesta quinta-feira (27). Está internado no Huoc e já fez coleta do material para análises das influenzas e do coronavírus.

4- Homem, 37 anos, chegou da Itália no dia 20 de fevereiro. O seu caso foi notificado nesta quinta-feira (27). Está internado no Oswaldo Cruz e já teve a coleta de exames realizada.

5- Mulher, 34 anos, chegou da Itália no dia 17 de fevereiro e teve o seu caso notificado nesta quinta-feira (27). Assim como os outros casos, está internado no Huoc e já teve a coleta dos materiais realizados.

Brasil

Até às 11h30 desta quinta-feira (27), o Ministério da Saúde já tinha notificado 132 casos suspeitos. A Secretária Estadual de Saúde (SES) Pernambuco confirma que as notificações do coronavírus no Brasil e em Pernambuco tendem a aumentar, mas ainda não é nada que possa despertar o alerta das pessoas, já que desde dezembro de 2019, início dos casos na China, apenas um caso foi confirmado no Brasil.

 

COMENTÁRIOS dos leitores