Covid-19: lista mostra eventos cancelados em todo o mundo

Surto de coronavírus está em todos os continentes do planeta e foi elevado ao grau de pandemia pela OMS na última quarta-feira (11)

por Alex Dinarte sex, 13/03/2020 - 15:51
Pixabay Pixabay

Elevado ao grau de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na última quarta-feira (11), o novo coronavírus (Covid-19) deve seguir preocupando as autoridades e a população mundial por tempo indeterminado. A disseminação do vírus mortal por nações dos cinco continentes já causou a morte de mais de 4 mil pessoas em todo o planeta. A preocupação com o contágio fez com que muitos eventos culturais, de moda, esportivos, políticos, corporativos e até uma conferência sobre o próprio Covid-19 fossem cancelados em diversos países do mundo. 

Tomorrowland Winter

Na França, a edição de um dos festivais de música eletrônica mais famosos do planeta foi cancelada pelo governo. A festa, que aconteceria pela segunda vez em Alpe d'Huez a partir do dia 14 de março, ainda não foi reagendada pelos organizadores do evento.

Coachella e SXSW

Considerado um dos maiores eventos da música pop nos Estados Unidos, o Coachella foi adiado. A princípio, a festa que seria realizada em abril foi alterada para o mês de outubro. As cantoras brasileiras Anitta e Pabllo Vittar eram atrações do espetáculo que acontece no estado da Califórnia. De acordo com os organizadores, ainda não há confirmação se as apresentações serão as mesmas da programação original. Outro grande festival que envolve música e cultura alternativa teve sua suspensão ligada ao Covid-19, a 33ª edição do South by Southwest (SXSW), realizado no estado do Texas, também não acontecerá.

E3

O mundo dos games também foi vítima indireta da propagação do Covid-19. Conforme publicado no LeiaJá, a E3, a feira de jogos mais importante do planeta, que aconteceria entre 9 e 11 de junho em Las Vegas (EUA), foi cancelada pela organização do evento na última quarta-feira (11).

São Paulo Fashion Week

Em comunicado publicado na última quinta-feira (12), a organização dos desfiles cancelou o evento programado para ser realizado entre 24 e 28 de abril. A conferência internacional da SPFW, que seria dia 27 de abril, também será remarcada. Na nota, os organizadores mantiveram a temporada SPFW N50 que celebra os 25 anos do evento na capital paulista no mês de outubro.

Copa Libertadores da América e Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2022

A disputa do tradicional torneio do futebol sul-americano teve suas atividades suspensas devido ao surto de Covid-19. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), organizadora da competição, determinou a paralisação do torneio entre os dias 15 e 21 de março. As partidas marcadas para este período serão reagendadas. Os jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, campeonato de alçada da Conmebol e da Federação Internacional de Futebol (FIFA) que começaria no próximo dia 23 de março, também estão cancelados. Além disso, países como Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Paraguai terão jogos de suas disputas nacionais com portões fechados.

Liga dos Campeões da UEFA e Campeonatos Nacionais europeus

Nesta semana, a Liga dos Campeões da UEFA teve as partidas entre Valencia x Atalanta, na Espanha, e Paris Saint-Germain x Borussia Dortmund, na França, realizadas com portões fechados. A federação europeia ainda adiou jogos entre Juventus x Lyon, na Itália, e Manchester City x Real Madrid, na Inglaterra, e os duelos não têm data marcada para acontecer. A Liga Espanhola adiou as próximas duas rodadas do torneio nacional após o Real Madrid decidir entrar em quarentena após um dos atletas de basquete dos Merengues ter sido diagnosticado com o Covid-19. Na primeira e segunda divisões do Campeonato Francês, a entrada de torcedores nos estádios está proibida até o dia 15 de abril. A Itália, um dos lugares mais atingidos pelo vírus, suspendeu todos os campeonatos nacionais até 3 de abril. Em Portugal, o público está proibido de acessar os campos por tempo indeterminado.

NBA

Nos Estados Unidos, a NBA, principal liga de basquete do planeta, está suspensa por tempo indeterminado. A decisão foi tomada pela organização na noite da última quarta-feira (12), quando o pivô francês Rudy Gobert, jogador do Utah Jazz, testou positivo após exame realizado para detecção do Covid-19.

Fórmula 1

O mundo da velocidade também foi atingido pelo surto. Um membro da equipe McLaren de Fórmula 1 foi diagnosticado com o coronavírus. O time britânico não participará do Grande Prêmio (GP) da Austrália, em Melbourne. A etapa inaugura a temporada 2020 da categoria mais importante do automobilismo mundial. Já na próxima corrida, no Bahrein, o acesso do público não será permitido. O GP da China também foi adiado e não tem data para ser realizado.

XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais

A edição de número 13 do evento que envolveria a participação de prefeitos e governadores de países latino-americanos no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, está cancelada. A convenção dos líderes seria realizada entre os dias 17 e 20 de março.

Conferência sobre coronavírus

Em Nova York (EUA), o evento Doing Business Under Coronavirus foi cancelado por medo da doença se alastrar entre os participantes. A organização não-governamental Council on Foreingn Relations (CFR), organizadora da conferência, decidiu suspender todos os encontros agendados pela empresa até o dia 11 de abril.

COMENTÁRIOS dos leitores