COVID-19: secretário promete rapidez para detectar casos

André Longo falou sobre as medidas adotadas pelo Governo Estadual para prevenir a proliferação do coronavírus

por Katarina Bandeira seg, 16/03/2020 - 13:59
Júlio Gomes/ LeiaJáImagens Informações foram dadas durante reunião do Governador Paulo Câmara com prefeitos da RMR e secretários Júlio Gomes/ LeiaJáImagens

O Secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, participou de uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (16), para falar sobre algumas das medidas adotadas pelo Governo do Estado no combate ao Coronavírus. O representante da pasta reforçou a recomendação do isolamento de pessoas com mais de 60 anos e falou um pouco sobre parcerias que deverão ser firmadas entre a instituição e usinas de álcool locais, além de prometer uma maior agilidade na entrega dos exames que servem para detectar o vírus.

“O diferencial de Pernambuco para esses próximos dias é que a gente vai ter uma maior celeridade na detecção de casos, uma vez que, a gente está fazendo os exames aqui desde sexta-feira (13)”, garante o secretário. Longo afirma que a intenção do governo é reduzir o número de exames feitos na rede de saúde ao longo dos dias. “Quanto mais rápido a vigilância epidemiológica tiver as informações quanto ao descarte ou confirmação (da doença), mais rápido a gente faz a avaliação do cenário mais adequado para tomar medidas”, explica o representante da pasta. 

Antes, as amostras eram enviadas ao laboratório da Fiocruz no Rio de Janeiro. “É muito importante dar celeridade no processamento desses exames e descobrir se tem casos confirmados, descartados para tomar medidas”, disse durante a coletiva.

Cruzeiro atracado no Recife

O secretário de Saúde não deu indícios de um prazo final para o destino dos 318 passageiros  e 291 tripulantes do cruzeiro atracado no porto do Recife. André Longo apenas afirmou que diversos órgãos estão trabalhando juntos para buscar uma solução satisfatória para todos. “É uma operação que envolve alguns países. São 18 nacionalidades. A gente ‘tá’ tratando com as embaixadas, com a empresa que opera o cruzeiro para que possamos montar uma operação de resgate segura desses passageiros e devolvê-los aos seus países de origem em segurança”, conta. 

De acordo com ele uma operação especial está sendo pensada entre o Ministério da Saúde, a Anvisa, a Prefeitura do Recife, a administração do porto e a Secretaria Estadual de Saúde. “Para que (dessa forma) a gente possa, nos próximos dias, fazer a retirada deles de forma segura com garantia das regras sanitárias”, afirma o secretário.

Parcerias e recomendações

Entre as declarações feitas à imprensa, Longo reforçou a necessidade de aumentar o cuidado com pessoas idosas. “Os pacientes que a gente tem internados e que precisam de UTI são doentes idosos. Então, queremos reforçar um maior isolamento social de pessoas com mais de 60 anos. Idosos e pessoas com doenças crônicas em especial pessoas que tenham problemas cardíacos e de pulmão devem evitar cinema, museu, shopping, academia de ginástica, hidroginástica e qualquer atividade que aglomere pessoas”, afirmou.

Perguntado sobre a questão do racionamento de água na Região Metropolitana do Recife, feita pela Compesa em alguns bairros, o secretário informou que desde domingo (15) a companhia foi acionada para que possa incrementar o fornecimento de água em localidades em que há o racionamento e também locais onde há um maior número de casos suspeitos. 

Outra parceria que está tentando ser firmada pelo Governo é com usinas de alcool locais para ampliar o fornecimento do material, através de um requerimento administrativo que deverá servir para acompanhar a chegada do produto à equipamentos públicos.

Para quem precisa ir e vir usando o transporte público, Longo informou que uma articulação foi determinada com as empresas responsáveis para que elas possam ampliar os aspectos de limpeza e higiene dentro dos coletivos. “Principalmente, daqueles pontos dentro do transporte em que as pessoas se apoiam e pegam com as mãos para que a gente possa criar um ambiente mais salubre”, declarou. 

Até o momento, 200 casos foram confirmados em todo o Brasil, sendo oito na capital pernambucana. Por enquanto, há 1.913 suspeitos e 1.486 casos descartados pelo Ministério da Saúde. Nesta segunda-feira, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), está reunido com os prefeitos das cidades da RMR para tratar sobre a prevenção ao coronavírus e fazer um balanço da situação nas cidades.

COMENTÁRIOS dos leitores