Fecomércio-PE diz que não determinou fechamento de lojas
Uma imagem que circula nas redes sociais, atribuída à Fecomércio-PE, dizia que lojas de Pernambuco teriam que fechar a partir desta quinta-feira (19). Entidade não tem competência para impor fechamento de estabelecimentos
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) emitiu uma nota alertando sobre informações falsas que circulam em redes sociais e aplicativos de mensagens. A fake news afirmava que a Fecomércio-PE havia determinado o fechamento de estabelecimentos comerciais do estado de 19 de março até 31 de março, exceto os alimentícios e fármacos, em decorrência do novo coronavírus.
Por nota, a entidade esclareceu que não possui prerrogativa legal para impor o fechamento de qualquer empresa do comércio. "Somente os governos federal, estadual e municipal, com base nas suas Constituições e Leis Orgânicas, poderão decretar o fechamento dos estabelecimentos comerciais, caso julguem necessário dentro da política de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus", disse a Fecomércio-PE.
A federação também destacou que busca, por meio do seu Comitê de Gerenciamento de Crise, interlocução com os governos federal, estadual e municipal para sugerir medidas que amenizem o impacto econômico das empresas. A Fecomércio-PE acionou a Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos para denunciar a informação falsa.