Dom Fernando ignora decreto e mantém igrejas fechadas

Após o presidente Jair Bolsonaro incluir as igrejas em serviços essenciais, Arcebispo de Olinda e Recife reforça que fiéis permaneçam em quarentena

por Katarina Bandeira qui, 26/03/2020 - 14:26
Paulo Uchôa/LeiajáImagens Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, pede que pessoas permaneçam em quarentena Paulo Uchôa/LeiajáImagens

O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, reforçou o pedido de quarentena a todos os católicos. Após a alteração do Decreto n° 10.292/2020, publicada nesta quinta-feira (26), que passou a considerar igrejas e centros religiosos como serviços essenciais, o religioso afirmou que as instituições católicas presentes nas região Metropolitana do Recife vão continuar realizando atividades sem a presença de fiéis. 

Em comunicado à imprensa, a Arquidiocese de Olinda e Recife informou que continuarão valendo as orientações anteriormente emitidas, até segunda ordem. “A Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo, continua recomendando e até reforçando a quarentena, assim como a quase totalidade dos governos no mundo. Intensifiquemos nossas orações pelo diálogo imparcial que vise a prioridade pela vida”, escreveu o Arcebispo.

A emenda, editada pelo presidente Jair Bolsonaro, permite que as instituições religiosas continuem suas atividades normalmente, incluindo celebrações com a presença de fiés. A medida vai contra as as recomendações feitas pela OMS e pelo próprio ministério da Saúde, que vêm pedindo para que a população evite aglomerações como forma de frear o contágio do novo coronavírus.

As recomendações de Dom Fernando, que permanecem valendo, vão desde missas com portas fechadas e transmissão ao vivo via internet até o cancelamento da participação dos fiéis nas capelas, oratórios, santuários e basílicas. Até mesmo os padres foram orientados a permanecer em suas paróquias. Aqueles com mais de 60 anos deverão entrar em período de quarentena.

A Arquidiocese de Olinda e Recife possui arquidioceses também nos municípios de Abreu e Lima, Amaraji, Araçoiaba, Fernando de Noronha, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Escada, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Paulista, Pombos, Primavera, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.

COMENTÁRIOS dos leitores