1ª pessoa diagnosticada com Covid-19 no Sertão está curada

Mulher de 70 anos não precisou ser internada. Ela e familiares ficaram em isolamento domiciliar

sex, 03/04/2020 - 09:47
Marco Santos/Agência Pará Petrolina agora tem apenas um paciente com a doença e sete casos suspeitos Marco Santos/Agência Pará

A primeira pessoa diagnosticada com o novo coronavírus no Sertão de Pernambuco está curada, informou a Prefeitura de Petrolina, município onde a mulher de 70 anos reside. A paciente havia chegado ao município em 17 de março apresentando alguns sintomas após viagem ao exterior.

O resultado do exame que atestou positivo para Covid-19 saiu em 23 de março. A mulher não precisou ser internada. Ela e seus familiares ficaram em isolamento domiciliar.

"Quando a pessoa passa do período que é o protocolo dos 14 dias e ela não apresenta mais sintomas, ela já eliminou o vírus, criando imunidade, impedindo a transmissão. Acompanhada por nossas equipes, a paciente seguiu as regras e adotou as medidas necessárias para o processo de recuperação, sobretudo o isolamento, que é a primeira regra. A batalha foi vencida", comentou a secretária de Saúde de Petrolina.

Os familiares da paciente também tiveram o monitoramento de saúde encerrado. Todos passam bem e nenhum apresentou indícios de contaminação. Atendendo às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a um decreto municipal, a família continua em isolamento.

Petrolina agora tem apenas um paciente com a doença e sete casos suspeitos. O município não registrou óbitos. Em Pernambuco, já são nove óbitos em decorrência do novo coronavírus e 106 casos confirmados.

COMENTÁRIOS dos leitores