Captura de animais de rua em Cabrobó choca população

Imagens mostram os animais sendo agredidos durante o recolhimento. A prefeitura abriu um procedimento para investigar o caso

qua, 06/05/2020 - 13:08

Vídeos que mostram cachorros de rua sendo agredidos durante captura pela Prefeitura de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, chocaram a população. Um dos animais recebe um chute e é puxado pelo pescoço por um equipamento conhecido como laço cambão, enquanto outro é agarrado pelas costas e jogado sem qualquer zelo dentro de uma carroça. Os animais choram durante o recolhimento enquanto os servidores demonstram naturalidade no procedimento.

 Internautas inundaram as redes sociais do prefeito Marcílio Cavalcanti e da Secretaria de Saúde do município com críticas à forma como os animais são capturados e cobrando informações sobre os cachorros. A repercussão fez com que o gestor e a secretaria se manifestassem publicamente.

 A Secretaria de Saúde emitiu uma nota na terça-feira (5) afirmando que os servidores que aparecem nas imagens foram removidos para exercerem apenas funções internas. Foi aberto um procedimento para apurar a conduta dos profissionais. "Esclarecemos à população que a captura dos animais de rua está sendo realizada para tratamento e cuidados dos animais, conforme avaliação do médico veterinário", disse a nota.

Nesta quarta-feira (6), o prefeito divulgou imagens dos animais. "Informamos que os mesmos estão vivos e foram levados para o Centro de Zoonoses, sob os cuidados da vigilância sanitária e da veterinária Renata Bione, onde estão sendo tratados e tendo toda assistência necessária, com procedimentos veterinários de vacinação e medicação", comentou Marcílio Cavalcanti. 

 Nas fotos divulgadas pelo prefeito, é possível observar a precariedade do Centro de Zoonoses. Antecipando-se a essas críticas, ele destacou que a nova sede está em construção há pouco mais de 60 dias. "Disponibilizaremos aos animais recolhidos um local adequado para procedimentos cirúrgicos e pós-cirúrgicos", acrescentou.

 Ainda na terça-feira, o prefeito recebeu a Associação dos Protetores de Animais de Cabrobó (Apac). O grupo entregou um requerimento solicitando medidas para evitar os maus-tratos contra os animais. "Algumas dessas medidas jpa estavam sendo realizadas", pontuou o prefeito.

AS IMAGENS SÃO FORTES

Embed:

Ver essa foto no Instagram

Em resposta as inúmeras mensagens solicitadas em redes sociais, acerca do tratamento dado aos animais(cães) apreendidos nas ruas do município de Cabrobó, informamos que os mesmos estão vivos e foram levados para o Centro de Zoonoses, sob os cuidados da vigilância sanitária e da veterinária Renata Bione onde estão sendo tratados e tendo toda assistência necessária, com procedimentos veterinários de vacinação e medicação (conforme as imagens mostradas nesta publicação). Informamos também, que a nova sede do Centro de Zoonoses do município se encontra em construção há pouco mais de 60 dias, onde disponibilizaremos aos animais recolhidos um local adequado para procedimentos cirúrgicos e pós-cirúrgicos. Afirmamos assim o nosso compromisso com a causa animal.

Uma publicação compartilhada por Marcílio Cavalcanti (@marciliocavalcantii) em

 

COMENTÁRIOS dos leitores