Covid-19: interior de PE já ganhou 545 novos leitos
Governo do Estado garante que houve diminuição da pressão do sistema de saúde, com menos de 61% dos leitos exclusivos para pacientes da covid-19 ocupados
Durante a pandemia da covid-19, Pernambuco colocou em operação 1,7 mil novos leitos, sendo 545 deles distribuídos pelo interior do estado. De acordo com o Governo do Estado, o hospital Mestre Vitalino (HMV), localizado em Caruaru, no Agreste, deve atingir um total de 100 leitos. Atualmente, a estrutura conta com 10 leitos de UTI e 20 de enfermaria, ativos.
“Desde o início da pandemia, temos um compromisso com a abertura de leitos para garantir a assistência aos pacientes com a Covid-19. Com este que já é o maior esforço sanitário, logístico e de mobilização de recursos humanos da história de Pernambuco”, ressalta o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.
A oferta também está sendo ampliada no Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE) de Garanhuns, que recebeu, nesta semana, novos 10 leitos de enfermaria. Já o Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão, ganhou mais 4 leitos.
De acordo com o governo estadual, a curva de contágio da doença está sendo reduzida graças às medidas de isolamento social adotadas desde o início da pandemia. A ocupação média dos leitos dedicados à Covid-19, que já foi de 91%, agora está abaixo de 60%. Especificamente as unidades de terapia intensiva, que já tiveram lista de espera com mais de 300 pacientes, agora têm taxa de ocupação entre 80 e 83%, havendo tendência de queda.