Pequenos agricultores doam alimentos aos necessitados

Em comemoração ao aniversário da CPT, quilombolas, posseiros e agricultores colhem toneladas de comida para oferecer a famílias em situação de fome durante a pandemia da Covid-19

qui, 18/06/2020 - 15:18
Chico Peixoto/lLeiaJá Imagens CPT foi fundada na ditadura militar, em 1975. Chico Peixoto/lLeiaJá Imagens

Em comemoração aos 45 anos da Comissão Pastoral da Terra (CPT), quilombolas, pequenos agricultores, posseiros e famílias ameaçadas de despejo se organizam em mutirão para colher toneladas de alimentos a serem destinadas para famílias em situação de fome durante a pandemia da Covid-19. A ação, batizada de “Repartir a terra, partilhar o pão”, ocorre na zona da mata, agreste e sertão dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Tânia Souza, agente pastoral e coordenadora da CPT Nordeste 2, destaca que o gesto de solidariedade estabelece um diálogo com a cidade e demonstra a importância dos povos do campo. “Pessoas que lutaram e que ainda lutam pelo direito à terra e ao território, que ocuparam ruas e praças, agora estão fazendo esse gesto com o povo que vive nas cidades. Estão provando a necessidade e a importância da Reforma Agrária e da democratização de territórios. Se temos a terra repartida, teremos o pão partilhado”, enfatiza.

Fundada em plena ditadura militar, no dia 22 de junho de 1975, a CPT foi uma resposta às situações de exploração e violência a que estavam submetidos trabalhadores rurais e comunidades camponesas no país. O mutirão das comunidades camponesas e agentes pastorais nos estados que compõem o Regional Nordeste 2 da CPT, poderá ser acompanhado pelo site da instituição.

COMENTÁRIOS dos leitores