Governo de Pernambuco prevê medidas mais rígidas no Sertão
Secretário de Saúde também destacou a mega operação nas cidades do Agreste
Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta (26), o Governo de Pernambuco avaliou como positivo o primeiro dia de quarentena rígida nas cidades de Caruaru e Bezerros, no agreste do estado. O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, destacou a mega operação nas cidades, que envolveu 368 policiais e bombeiros. A interiorização da covid-19 faz com que o governo não descarte, nas próximas semanas, a possibilidade da execução de medidas mais rígidas também no sertão.
“A gente notou mais gente na rua em Bezerros do que em Caruaru, mas a avaliação inicial do secretário [de Defesa Social] Antônio de Pádua é de que foi um dia positivo. Também iniciamos todo um plano de comunicação na região para orientar a população nesta etapa. Eu tenho dito e queria reforçar a mensagem de que são dez dias muito importantes para barrar a curva epidêmica em crescimento na região, mudar o curso da doença”, comentou André Longo.
Longo ressaltou que, agora, a estratégia é a de atacar o epicentro do novo coronavírus no agreste, mas cobrou atenção dos prefeitos de toda a região e disse que o governo do Estado não exitará em tomar medidas mais duras na área. “A interiorização da doença é um fenômeno nacional, ela chega com mais força no agreste e já dá sinais de que acontecerá o mesmo no sertão, onde provavelmente teremos que tomar medidas nas próximas semanas”, declarou.
O secretário reforçou que o governo se esforça para ampliar os leitos também no sertão do Araripe e no sertão do São Francisco. “Araripina vai ganhar 10 novos leitos, assim como Ouricuri, por esperamos aumento de casos no sertão em julho. Sabemos que Juazeiro [Bahia, fronteira com Pernambuco] passa por uma situação de turbulência, com taxa de transmissibilidade elevada, mas estamos acompanhando a situação e recebendo informações da Secretaria de Saúde da Bahia”, completa.