Covid-19: brasileiros devem ser imunizados a custo zero

Afirmação é do secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros

por Jameson Ramos ter, 28/07/2020 - 20:43
Pixabay . Pixabay

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, revelou nesta terça-feira (28), que 100 milhões de brasileiros serão imunizados contra a covid-19 sem ter que pagar nada por isso. A expectativa é que, já a partir de dezembro deste ano, 15 milhões de pessoas no Brasil recebam a vacina contra o novo coronavírus. "É o brasileiro que pagou o seu imposto recebendo a atenção do SUS", reforça Correia.

O Brasil, através do Ministério da Saúde, faz parte do consórcio da vacina de Oxford que está sendo desenvolvida pela AstraZeneca, um conglomerado farmacêutico anglo-sueco, juntamente com a Universidade de Oxford - a Universidade Federal de São Paulo participa da fase três dessa vacina.

A população atual do Brasil é de 210 milhões de brasileiros, mas o secretário explica que, inicialmente, apenas essas 100 milhões de doses estão sendo garantidas pelo governo brasileiro - podendo ser expandido -, dependendo do mercado e da oferta das vacinas. 

Para além do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia reforçou, em entrevista a CNN, que se qualquer estado ou município quiser adquirir a sua vacina com recursos próprios será permitido. Por ser recente, ainda não se sabe se a vacina contra a Covid-19 poderá se tornar anual como a imunização contra a influenza no Brasil. Mas nada está descartado e tudo vai depender de como será a população após período pandêmico.

COMENTÁRIOS dos leitores