Homem é multado em R$ 15 mil por obra em praia de PE

Escavação retirou restinga da praia, vegetação que é protegida por lei federal

sab, 22/08/2020 - 14:30
Divulgação/CPRH Proprietário queria impedir o tráfego de bugueiros em seu terreno Divulgação/CPRH

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) aplicou uma multa no valor de R$ 15 mil ao proprietário de um terreno na Praia de Muro Alto, em Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco. No local, estava sendo realizada uma obra irregular com retirada de restinga, vegetação protegida por lei federal.

Além da multa e o embargo da obra, o proprietário também responderá por crime ambiental. Um serviço de escavação foi feito no local pelo infrator.

A área costumava ser usada por bugueiros para fazer a travessia entre a pista e a Praia de Muro Alto. O dono do terreno decidiu cercar o local para evitar a passagem. Os bugueiros, entretanto, tiravam o cercado e seguiam fazendo o mesmo trajeto.

Como resposta, o proprietário começou a fazer uma escavação. Porém, removeu restinga durante a obra sem as autorizações necessárias. A restinga é um ecossistema associado à Mata Atlântica, segundo a CPRH.

A Prefeitura de Ipojuca também notificou o proprietário pelo mesmo caso. Foi dado um prazo de dez dias para ele se manifestar sobre as acusações.

COMENTÁRIOS dos leitores