Esposas de presos de Itaquitinga cobram retorno de visitas

Mulheres estiveram em um ato, na frente da sede do governo pernambucano, nesta quarta (2), pedindo a volta da visitação na unidade

por Paula Brasileiro qua, 02/09/2020 - 10:37
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Familiares de detentos de Itaquitinga cobram o retorno das visitas. Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Na manhã desta quarta (2), mães, esposas, irmãs e filhos de detentos do presídio de Itaquitinga, localizado na Zona da Mata Norte de Pernambuco, realizaram um ato na frente do Palácio do Campo das Princesas - na região central do Recife -, pedindo a volta das visitas na unidade, suspensas em virtude da pandemia. Empunhando cartazes, elas cobravam do governador Paulo Câmara uma data para a retomada da visitação.

O grupo, formado por pouco mais de 30 mulheres e algumas crianças, protestava na frente da sede do governo pernambucano pela volta do direito à visitação de seus familiares privados de liberdade. Segundo Lúcia Alves, uma das lideranças do movimento, elas pedem o retorno das visitas bem como melhores condições para as visitantes na unidade, como a disponibilização de água e álcool em gel. "Estamos reivindicando esse direito que é nosso. Viemos pedir ao governador um plano de retomada imediato para a visita voltar", disse em entrevista ao LeiaJá.

Embed:

Vídeo: Júlio Gomes

Ainda de acordo com a manifestante, os familiares de detentos de Itaquitinga dispõem apenas de duas horas para visitá-los. "Muitas de nós viajamos quilômetros de distância para passarmos apenas duas horas dentro da unidade. É um absurdo". Pouco após o início do ato, cinco representantes do grupo foram convidadas a entrar no Palácio para tratar suas reivindicações.  

*Com informações de Júlio Gomes. 

COMENTÁRIOS dos leitores