Itália aprova redução na idade para votar em senadores

Projeto iguala idade para votar em deputados e senadores

qua, 09/09/2020 - 14:07

O plenário do Senado da Itália aprovou nesta quarta-feira (9) uma medida de reforma constitucional que diminui para os 18 anos a idade permitida para votar em senadores - hoje em 25 anos.

O texto ainda precisa passar por nova aprovação na Câmera, para a terceira leitura, e por uma última votação no Senado. Na aprovação de hoje, foram 125 votos favoráveis, nenhum contrário e 84 abstenções - lideradas pela sigla Itália Viva, que faz parte do governo de Giuseppe Conte.

A abstenção da centro-direita foi provocada pelo fato dos líderes do Senado não terem incluído no texto da reforma outra alteração, que baixava a idade mínima para se candidatar ao cargo de senador dos 40 para os 25 anos.

Liderados por outro partido que compõe o governo, o de centro-esquerda Partido Democrático, os senadores optaram por mandar para plenário o mesmo texto que havia sido aprovado pela Câmara em primeira e segunda leitura no dia 31 de julho.

Atualmente, quem tem 18 anos, pode apenas votar em deputados, prefeitos e governadores, sem poder escolher seu representante no Senado. Segundo o governo, a medida visa deixar as eleições homogêneas. 

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores