Acordo ajuda pais com guarda compartilhada na pandemia

Ex-casais precisam tomar cuidado para não envolver a criança em conflitos pessoais

por Alfredo Carvalho seg, 14/09/2020 - 14:46
Bicanski / Pixnio Bicanski / Pixnio

Em meio ao isolamento social causado pelo coronavírus (Covid-19), alguns pais divorciados podem enfrentar problemas em relação a guarda compartilhada dos filhos. É possível que aconteçam proibições por parte de um ex-companheiro, que não quer expor a criança aos riscos do atual cenário pandêmico.

Quando o ex-casal não tem o acordo formalizado, é preciso procurar auxílio jurídico. "Ainda assim, se não houver acordo, o juiz poderá determinar a realização de estudo social por assistentes sociais e psicólogos, bem como ouvir as partes", explica a advogada de direito da família Hilzanira Cantanheide.

Após o processo jurídico ser realizado, o juiz determinará os períodos de convivência com a criança, e o ex-casal deverá obedecer. "Para o bem da relação com o menor e entre os ex-parceiros, é importante dialogar e tentar sempre pensar no bem da criança em questão", aconselha a advogada.

Os pais devem ter consciência e evitar ao máximo envolver o filho em seus conflitos, pois a situação pode causar sérios danos na vida da criança. "Atualmente há diversas maneiras de incentivar a conversa sadia entre os ex-casais, como as terapias e as mediações, que os ajudam a não buscar culpados", recomenda Hilzanira.

Esses procedimentos buscam pela solução que melhor atenderá os interesses da criança. "É preciso agir com responsabilidade e entender que existe alguém entre dois adultos que não pode levar a culpa pelas decisões dos pais", afirma. "É preciso buscar harmonia para si e, principalmente, para a criança", complementa.

COMENTÁRIOS dos leitores