UNINASSAU desenvolve respirador portátil de baixo custo

Aparelho pode ser controlado por celular e carregado com bateria recarregável

seg, 14/09/2020 - 09:41

A cada dia, pode-se observar sequelas pós-internação do coronavírus, dentre elas estão a fadiga, a fraqueza muscular e dificuldade de recuperar 100% da capacidade respiratória. Uma das principais sequelas do coronavírus é a insuficiência respiratória. Pensando nisso, a UNINASSAU - Centro Universitário Mauricio de Nassau criou um respirador portátil de baixo custo e de fácil manutenção, por se tratar de um equipamento bastante compacto e leve é ideal para transportar em ambulâncias em percursos onde não seja possível dispor dos respiradores tradicionais.

De fácil usabilidade, o respirador possui quatro níveis de controle de pressão máxima de inspiração e quatro níveis de frequência de insuflação de ar ou oxigênio, de acordo com a necessidade do paciente.

De acordo com o Reitor da UNINASSAU, Yuri Neiman, o principal diferencial do aparelho é o fato de ser compacto e de fácil utilização. "Criamos o respirador para que pudesse ser usado em qualquer lugar de forma pratica. Conseguimos controlar por aplicativo de celular, podendo monitorar todos os parâmetros de regulagem", explica.

Segundo o professor de fisioterapia e especialista na área, Mauro Leite, os pacientes recuperados da Covid-19 podem apresentar algumas alterações patológicas no corpo, dentre elas, redução de força de musculatura respiratória, dificuldades para respirar, cansaço a pequenos esforços, podendo até progredir com insuficiência respiratória. "Para os pacientes que apresentam algum tipo de sequela, é de extrema importância a continuidade do tratamento, pois irá promover uma melhor qualidade de vida para esse indivíduo. Além disso, esse equipamento gera um fluxo de ar com pressão positiva a cada inspiração", destacou.

Para entender o papel dos respiradores no tratamento é importante saber que o coronavírus é infeccioso e pode provocar um estado inflamatório nos pulmões. Comprometendo a principal função desses órgãos: oxigenar o sangue e eliminar o gás carbônico. Assim, o aparelho tem a função de empurrar o ar para dentro dos pulmões na inspiração e deixar sair na expiração.

Reabilitação para pacientes com sequelas

A UNINASSAU - Centro Universitário Mauricio de Nassau Recife está ofertando atendimento para estes pacientes decorrentes da Covid-19. Os atendimentos acontecem de segunda a quarta-feira, das 8h às 17h, no bairro do Derby.

Os agendamentos para as consultas são realizados exclusivamente por meio do número (81) 212159922.

Foto: Divulgação

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores