Nas academias, atividade física atrai novos clientes

Pessoas que se exercitavam em casa durante o confinamento procuram orientação para manter o ritmo dos exercícios e ganhar qualidade de vida

sex, 16/10/2020 - 17:18
LeiaJáImagens Volta às academias requer cuidados. Máscara é obrigatória. LeiaJáImagens

No dia 6 de julho, as academias de Belém foram autorizadas pela prefeitura a retomar as atividades após três meses fechadas devido à pandemia do novo coronavírus. O decreto municipal permite que academias funcionem de 6 às 22 horas, com no máximo 50% da capacidade de clientes e funcionários, além do uso obrigatório de máscaras e de pré-agendamento dos alunos para os horários em que pretendem ir.

O período de confinamento fez com que muitas pessoas se exercitassem em suas casas, até mesmo aquelas que não praticavam nenhum tipo de atividade física antes da quarentena começar. Agora, quase cem dias após as academias retornarem, muita gente percebe que mudou de vida.

Patrick Sampaio, personal trainer há oito anos, analisa o retorno positivamente. “Gente que nunca se exercitou e está começando a treinar agora tem bem mais dificuldade do que pessoas que já treinavam, porque existe a memória muscular. Quando a pessoa para de treinar, o músculo não some, apenas atrofia, e é mais fácil fazer um músculo atrofiado crescer do que 'construir' um. O processo é lento, mas é muito importante ter uma vida menos sedentária”, afirma.

As academias contam com inúmeras atividades que podem atender a todos os gostos. Modalidades como lutas, natação, crossfit, musculação, dança e corrida estão entre as mais chamativas para o público. Patrick comenta que o ideal é cada pessoa fazer uma avaliação física e, com ajuda médica, escolher o que seu corpo mais precisa antes de começar a treinar. “Depois da avaliação, o professor vai saber qual modalidade mais se adequa a atender as necessidades da pessoa. Particularmente acho muito bom aliar musculação com outro exercício aeróbico, pois assim vai trabalhar na queima de gordura e ganho de músculo”, observa.

Hugo Heitor, estudante de 14 anos, levava uma vida sedentária e, por causa do sobrepeso, decidiu fazer crossfit. “Me sinto bem melhor. Consegui perder 4kg desde que comecei e estou motivado a continuar. Dieta é a parte mais difícil. Os treinos são muito divertidos e eu sinto que me exercitar faz muito bem, porque não fico mais tão cansado e tenho mais energia pra fazer minhas atividades do dia”, relata.

Por Henrique Herrera.

COMENTÁRIOS dos leitores