Médico será processado por ofensa a enfermeiras em vídeo

“Ou tu faz enfermagem, ou usa o ‘xerecard’, ou então tu faz medicina”, declarou Kaique Paiva em uma gravação no Instagram

por Alex Dinarte sex, 30/10/2020 - 14:37
Reprodução Kaique Paiva ainda ofendeu internauta que o questionou pela postagem Reprodução

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) solicitou a abertura de um processo disciplinar contra o médico Kayke Paiva. Na última segunda-feira (26), o profissional insinuou, em um vídeo no Instagram, que enfermeiras só serão bem sucedidas se optarem pela prostituição ou estudarem Medicina. “Ou tu faz enfermagem, ou usa o ‘xerecard’, ou então tu faz medicina”, declarou Paiva na gravação.

Ao ser interpelado por uma seguidora, o médico ainda a destratou e afirmou que, se precisar de atendimento, vai "pro Sírio Libanês  já você vai morrer pobre e diabética dependendo do SUS sem dinheiro nem para o caixão sua lisa".

Na tentativa de esclarecer a declaração, em uma entrevista ao Portal Uol, o médico alegou que sempre brinca com a questão da pobreza por já ter sido pobre e que a declaração foi um protesto contra a desvalorização das profissionais da enfermagem e que “talvez vender o corpo seja uma boa ideia para ganhar dinheiro”.

A justificativa, no entanto, não foi bem recebida e o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), orientado pelo Cofen, exigiu que o profissional se retratasse.

Em nota publicada no Instagram do médico, ele afirma sofrer de transtorno bipolar e citou passagens bíblicas, pedindo orações em seu favor.

Mesmo após a nota de retratação, Coren e Cofen estudam a possibilidade de mover processos nas esferas ético-disciplinar, cívico e penal contra Paiva. Segundo o Cofen, cerca de 2,2 milhões de pessoas atuam na área de enfermagem em todo o Brasil.

COMENTÁRIOS dos leitores