PE: 'Procura por atendimento causou aumento dos casos'
Secretário de Saúde afirma que mais pessoas estão procurando por atendimento, mesmo com sintomas leves da Covid-19, o que aumentou o número de notificações no estado
O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, falou na tarde desta quinta-feira (3), que a Secretaria tem observado o aumento dos casos da Covid-19 relatados pelas emergências de alguns serviços de saúde ao longo das últimas semanas, além da elevação do registro das notificações nos últimos dias.
Nesta quinta-feira (3), Pernambuco totalizou 187.038 casos confirmados da doença, sendo 28.167 graves e 158.871 leves. Isso, segundo Longo, deve-se porque as pessoas, com sintomas leves da doença, não mais estão ficando em casa e estão procurando o atendimento médico - além do aumento do volume de testagem do estado.
André Longo assegura que, mesmo com todos os setores de Pernambuco funcionando, o estado conseguiu manter a doença em níveis de estabilidade com oscilações para mais e para menos, dependendo da semana epidemiológica.
No entanto, o secretário de Saúde assegura que há setores, como por exemplo os bares e restaurantes, que estão relaxando na implementação dos protocolos exigidos pela Secretaria e, diante disso, haverá uma maior fiscalização para combater esse descumprimento e evitar a propagação do vírus no estado.
"Houve um maior relaxamento nos encontros pessoais, que reúnem amigos e parentes e que tem sido cada vez mais intenso, aumentando o risco de disseminação da doença. As equipes médicas de Pernambuco, têm relatado que grande parte das contaminações é decorrente desses encontros", aponta Longo.
Isso, em sua avaliação, abre espaço para o adoecimento das pessoas por conta da Covid-19. Ele pede que a população seja mais cautelosa porque, até termos uma vacina, "somos todos responsáveis pelo controle da doença", pontua André.