Procon notifica concessionárias da Ford em Pernambuco

O objetivo da notificação é resguardar os direitos dos proprietários de veículos da marca

qui, 21/01/2021 - 14:34
Divulgação/Ford A montadora Ford anunciou no dia 11 de janeiro que fechará suas fábricas no Brasil Divulgação/Ford

O Procon-PE notificou, na quarta-feira (20), nove concessionárias da Ford no Recife e no interior do estado para análise e investigação sobre os procedimentos adotados em face do encerramento das atividades da empresa no Brasil. O objetivo da notificação é resguardar os direitos dos proprietários de veículos da marca.

Segundo o órgão consumidor, a Ford deve obedecer os deveres de cooperação, proteção, informação e, sobretudo, de boa-fé, exigíveis a todos os fornecedores, visto serem direitos básicos dos usuários.

A Ford deverá prestar informações sobre o atendimento aos proprietários cujos veículos estão dentro do prazo de garantia, como serão disponibilizadas as peças de reposição para os veículos que estão fora da garantia, o possível impacto do encerramento nos prazos de entrega dos veículos novos, e a política para desistência da venda. 

O Procon-PE pede também esclarecimentos sobre quais canais de atendimento serão oferecidos aos consumidores. O não atendimento das concessionárias aos consumidores acarretará em penalidades administrativas, de acordo com Decreto Federal.

A montadora Ford anunciou no dia 11 de janeiro que fechará suas fábricas no Brasil. Serão encerradas as plantas de Camaçari-BA e Taubaté-SP. A produção de peças será mantida por alguns meses para suprir o estoque pós-venda. A fábrica da Troller, em Horizonte, Ceará, será fechada no último trimestre de 2021.

COMENTÁRIOS dos leitores