Insumo para 8,7 milhões de doses da Coronavac chega em SP
Vacinas produzidas a partir desta carga deverão ser distribuídas em março
Na manhã desta quarta-feira (10), chegou ao Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, a matéria-prima para produzir cerca de 8,7 milhões de doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. O avião que trouxe a carga saiu de Pequim à 1h da manhã (horário de Brasília) da terça-feira (9).
Este é o segundo lote de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) que chega em São Paulo. A primeira remessa veio no dia 3 de fevereiro e continha cerca de 5.400 litros de IFA, quantidade suficiente para produzir 8,6 milhões de doses, que serão distribuídas no final de fevereiro. Neste segundo lote, foram recebidos 5.600 litros de IFA. Número suficiente para produzir cerca de 8,7 milhões de doses, que está projetada para imunizar a população no final de março.
Após o recebimento da carga, o lote foi transportado em caminhões com a refrigeração necessária para chegar até a sede do Butantan, na zona oeste de São Paulo. Com a chegada do segundo lote, o instituto tem em mãos matéria suficiente para produzir 17,3 milhões de doses. A previsão é que sejam produzidas cerca de 600 mil doses por dia.
Ainda está em negociação um possível terceiro lote, que contenha aproximadamente 8.000 litros de IFA, em cumprimento do contrato feito com o Ministério da Saúde. No acordo, até o final de abril estão previstas 46 milhões de doses; outras 54 milhões estão com data a ser definida.
Por Rafael Sales