O que fecha, e o que permanece aberto com lockdown em PE ?
O procurador geral do Estado, Ernani Médicis, explicou e detalhou medida
Com as novas restrições decretadas pelo governo do Estado, diversos serviços como parques, praias, shoppings, entre outros, serão fechados para o atendimento ao público a partir desta quinta-feira (18). Na coletiva desta segunda, 15, o procurador geral do Estado, Ernani Médicis aproveitou para esclarecer quais serviços seguirão em funcionamento e quais serão fechados durante o lockdown.
Clinicas e mercados abertos
O procurador explicou que todos os serviços que forem liberados precisam seguir atentos às normas sanitárias, como quantidade de pessoas por estabelecimento, ele chamou atenção para os serviços de saúde, como os consultórios e clínicas que terá uma portaria divulgada pela secretaria estadual de saúde, com normas específicas para o funcionamento com várias restrições. Farmácias e estabelecimentos de venda de produtos médicos e hospitalares, consultórios médicos, clínicas de saúde, mercados entre outros serviços irão funcionar.
As clínicas veterinárias e pet shop também, assim como os mercados, padarias, e serviços relacionados a alimentação. Restaurantes e lanchonetes só poderão operar com serviço de delivery ou ponto de coleta. Lojas de informática, comércio atacadistas, bancos, lotéricas, indústrias, construção civil e oficinas mecânicas estão entre os serviços que permanecerão abertos.
Praias e praças fechadas
Atividades físicas de modo geral e competições esportivas estão vedadas, com exceção para o futebol profissional mantendo assim o Campeonato Pernambucano. O mesmo vale para instituições de escolas e universidades, que só poderão ter aulas de forma remota.
Academias, praias, rios, calçadões, parques, praças, ciclofaixas voltadas para o lazer, estarão fechados e proibidos durante o lockdown. Os shoppings centers poderão funcionar apenas com serviço de entrega a domicílio e o público fica proibido de entrar nos estabelecimentos. O lockdown vai do dia 18 de março até o dia 28 do mesmo mês. O decreto com mais detalhes deve ser divulgado no Diário Oficial nesta terça-feira (16).