Centros comerciais têm movimentação tranquila nesta Páscoa

Flexibilização das medidas restritivas não motivou lotação no comércio e shoppings na véspera de um dos maiores feriados do ano

por Vitória Silva sab, 03/04/2021 - 13:57
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Movimentação tranquila nos shoppings do Recife Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Neste Sábado de Aleluia (3), véspera da Páscoa, o comércio do Centro do Recife recebeu movimentação tranquila, atípica para a demanda desse período do ano. Apesar das flexibilizações das medidas restritivas no estado e do novo Plano de Convivência, que permite a reabertura do comércio não-essencial e passou a vigorar em 1º de abril, as famílias da capital pernambucana parecem ter preferido ficar em casa. Em ronda, o LeiaJá notou poucos pontos de aglomeração e uma maioria de pessoas usando máscaras de proteção.

No bairro de São José, no Centro, a reabertura das lojas foi fria. Considerando a movimentação intensa mesmo nos piores momentos da pandemia, as ruas tipicamente cheias estavam mais vazias, com clientela pontual somente em algumas lojas e poucas pessoas sem máscaras. No entanto, houve aglomeração na Rua das Calçadas e desrespeito ao distanciamento social de no mínimo um metro e meio, por parte de lojistas e clientes.

Nos shoppings da Região Metropolitana, o cenário não foi muito diferente. Dois dos maiores centros comerciais do Recife, o Shopping RioMar e o Tacaruna tiveram sábado de corredores vazios. Áreas de lazer, unidades da GameStation e praça de eventos permaneceram fechados, em respeito aos protocolos exigidos. Nas praças de alimentação, geralmente lotadas durante os feriados, também houve pouco movimento. No Tacaruna, quase todas as mesas estavam vazias.

Lojas com foco na venda de doces e chocolates eram as mais cheias dos centros. No RioMar, houve fila de espera para a aquisição dos ovos de páscoa em uma loja do segmento, mas havia sinalização do distanciamento social no piso, o que foi respeitado pelos visitantes. Os dois shoppings seguem fazendo checagem de temperatura em todas as entradas e saídas, assim como distribuem álcool em gel para as pessoas em atendimento.

 

COMENTÁRIOS dos leitores