Governo francês suspende voos entre Brasil e França

Medida ocorre em decorrência do agravamento da pandemia

por Rafael Sales qua, 14/04/2021 - 18:11
Pxhere Pxhere

Na última terça-feira (13), o primeiro-ministro da França, Jean Castex, anunciou que todos os voos entre Brasil e França, seja ida ou vinda, estão suspensos temporariamente. A ação foi determinada pelo governo francês após especialistas apontarem uma possível disseminação da nova variante brasileira da Covid-19, conhecida como P1, que teve origem em Manaus (AM).

A medida serve como ferramenta para diminuir o números de casos e mortes por Covid-19 do país europeu, que passa pela terceira onda da pandemia, sem índices de melhora. Ao todo, 0,5% dos pacientes diagnosticados com coronavírus foram identificados com a variante P1, que, segundo infectologistas, está associada a um maior índice de letalidade e é de fácil transmissão.

A cepa que mais se destaca no território francês é a variante britânica, conhecida como B.1.1.7. Foi identificado que esta mutação do vírus já estava circulando de forma silenciosa no país. Em fevereiro, segundo o primeiro-ministro Castex, a nova cepa já era responsável por 50% das infecções. De acordo com o estudo The Lancet Infectious Diseases, realizado por pesquisadores ingleses, a variante foi identificada com maior carga viral e, assim, maior índice de transmissão.

Até o momento, a França identificou mais de 99 mil mortes por Covid-19 e mais de 5 milhões de infecções. O presidente francês, Emmanuel Macron, vem adotando medidas para a contenção do vírus. Em março, após elevação no número de casos e mortes, ele anunciou regras mais duras no confinamento da população, assim como toque de recolher a partir das 19h, fechamento das escolas por três semanas e do comércio não essencial.

COMENTÁRIOS dos leitores