Técnica é detida com dose de vacina para aplicar no marido

Mulher disse que coletou sobras de diferentes doses que seriam descartadas

qua, 14/04/2021 - 10:10
Divulgação/Segurança Presente Prefeitura afastou profissional enquanto caso é investigado Divulgação/Segurança Presente

Uma técnica de enfermagem foi detida por deixar o posto de saúde com uma dose da vacina contra a Covid-19 em São Gonçalo-RJ na noite da terça-feira (13). Ela contou ter juntado em um único frasco sobras de diferentes doses que seriam descartadas e iria aplicar no marido.

A mulher foi abordada na volta para casa. O frasco foi encontrado em uma garrafa com gelo. Ela negou ter furtado o material e disse que coletou as sobras das doses com autorização de sua supervisora.

Após prestar depoimento, a profissional foi liberada. Ela pode responder por peculato, com pena de até 12 anos de prisão. A supervisora também será ouvida.

A Prefeitura de São Gonçalo disse que afastou as duas profissionais envolvidas no caso enquanto o caso é investigado. Uma sindicância foi aberta para apurar a conduta da supervisora e da técnica. 

Na nota, a gestão ressaltou que nenhuma dose foi subtraída do posto e que o frasco tinha sobras do imunizante. "Cada frasco possui uma pequena reserva de segurança para garantir a quantidade correta a ser aplicada. A secretaria alerta que a conduta da funcionária, que suprimiu as sobras de vacina, pode representar risco a quem receber a dose, pois não há eficácia comprovada da efetividade do imunizante após tal procedimento irregular", diz. 

COMENTÁRIOS dos leitores