77% dos brasileiros preferem pagar streaming em dia

Estudo revela que internet, celular e telefone fixo estão na lista das contas sem atraso; empréstimo é o terceiro na ordem de pagamento

por Alfredo Carvalho seg, 19/04/2021 - 14:21
FrankundFrei / Pixabay FrankundFrei / Pixabay

Uma pesquisa realizada pelo Serasa apontou que 77% dos brasileiros optam por pagar em dia serviços de streaming, como Netflix, Globoplay, Disney+, no lugar de contas básicas, como saúde, água e luz. De acordo com os dados, os resultados são um reflexo do isolamento social causado pelo coronavírus (Covid-19).

O estudo também revela que a segunda prioridade da população brasileira são as contas de internet, celular e telefone fixo, uma vez que esses são necessários para acessar os serviços de streaming. Já a última posição do ranking são os empréstimos realizados entre amigos e parentes, pois segundo os dados, apenas 55% dos entrevistados se preocuparam em quitar esse tipo de dívida no prazo correto.

Esse comportamento se reflete no crescimento que os serviços de streaming tiveram em 2020, entre eles o Globoplay, que chegou a registrar um aumento de 145% em sua base de assinantes, quando comparado a 2019. Além disso, os períodos de 2020 e 2021 marcam a chegada de novos concorrentes, como Disney+, Paramount+ e HBO Max.

A Netflix anunciou no início do ano que, durante a pandemia, ganhou 37 milhões de assinantes e obteve um crescimento de 31% em relação ao mesmo período em 2019. Outra pesquisa feita pela Associação Motion Picture revelou que o streaming, de maneira geral, passou de 1 bilhão de assinaturas e conseguiu uma receita de US$ 69 bilhões (cerca de R$ 385 bilhões) em 2020, um crescimento de 23%, quando comparado a 2019.

COMENTÁRIOS dos leitores