Recife remarca aplicação de 2ª dose da Coronavac

Segundo a prefeitura, a remarcação ocorrerá por causa de atrasos no envio de novas remessas pelo Governo Federal

qua, 28/04/2021 - 13:14
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Recife vai adiar por 11 dias a segunda dose dos agendados para os dias 29 de abril a 9 de maio Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A Prefeitura do Recife informou, nesta quarta-feira (28), que remarcará a aplicação da 2ª dose da vacina Coronavac devido a atrasos no envio de novas remessas pelo Governo Federal. As pessoas que agendaram a aplicação para os dias 29 de abril e 9 de maio receberão o imunizante 11 dias depois.

"Seguindo a recomendação 457 do Ministério da Saúde, que reconheceu publicamente seu erro ao liberar três remessas da vacina Coronavac para serem usadas exclusivamente como primeira dose, a Prefeitura do Recife irá remarcar a segunda dose da vacina Coronavac", diz a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. Com a mudança, as pessoas agendadas para 29 de abril, por exemplo, vão receber a vacina em 10 de maio - no mesmo local e hora.

O reagendamento será feito de forma automática pelo aplicativo Conecta Recife. Segundo a prefeitura, a informação será reforçada por meio de mensagem telefônica, WhatsApp e e-mail disponibilizado no aplicativo.

"É importante ressaltar que na nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, ele afirma que é improvável que haja comprometimento da eficácia da vacina em virtude do aumento do intervalo entre as primeiras e segundas doses. O importante é que a pessoa se vacine", afirma a secretária. Segundo os indicadores de imunização da Prefeitura do Recife, atualizado na última segunda-feira (26), o município já aplicou 455.881 doses de vacinas contra a Covid-19. Ao todo, 167.774 pessoas já receberam as duas doses.

COMENTÁRIOS dos leitores