Paulo Câmara exonera Vanildo Maranhão do comando da PMPE
O coronel José Roberto Santana assumirá a corporação a partir da próxima quarta (2)
No início da noite desta terça-feira (1), o governador Paulo Câmara (PSB) aceitou o pedido de exoneração do coronel Vanildo Maranhão, comandante da Polícia Militar. A partir da próxima quarta (2), a PM passará a ser chefiada pelo coronel José Roberto Santana, que ocupava o cargo de diretor de Planejamento Operacional da corporação.
A exoneração de Vanildo Maranhão ocorre três dias depois da operação de repressão ao ato a favor do impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A ação da Polícia Militar deixou dois homens- que não participavam da manifestação- cegos, após terem sido alvejados por policiais, com tiros de bala de borracha.
Na mesma operação, um policial disparou spray de pimenta no rosto da vereadora do Recife Liana Cirne Lins (PT). Imagens divulgadas nas redes sociais da parlamentar mostram o momento em que ela se aproxima de uma viatura e tenta dialogar com os agentes, sendo atingida. Liana precisou ser socorrida para a UPA de Torrões, na Zona Oeste da capital pernambucana.
O governador Paulo Câmara negou ter autorizado a operação. Há procedimentos investigatórios instaurados pela Corregedoria-Geral da Secretaria de Defesa Social e pela Polícia Civil.