Projeto dá suporte psicológico para profissionais de saúde
Iniciativa, intitulada “Cuidando dos Heróis”, atenderá trabalhadores que atuam na linha frente do combate à Covid-19
Submetidos esgotamento físico e mental, profissionais de Saúde na linha de frente do combate ao novo coronavírus podem contar com algumas iniciativas de apoio psicológico no período de crise sanitária. A mais recente delas é a “Cuidando de Heróis”, articulado pela empresa de desenvolvimento de softwares para gestão de saúde MV, em parceria com voluntários da área. Os atendimentos já podem ser agendados através do site do projeto, funcionando de maneira online e gratuita.
O espaço virtual é composto por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, entre outros voluntários do setor. Os interessados podem participar de grupos de apoio psicossocial, ericksonianos, bem como de rodas de conversas que têm por objetivo evitar níveis críticos de comprometimento da saúde, a exemplo de estresse, ansiedade e burnout.
“Idealizamos este projeto pensando no adoecimento emocional de profissionais de saúde que estão no front neste momento de pandemia. Nosso propósito é oferecer conforto e escuta empática e colaborativa para a dor destes profissionais, cuidando de quem cuida,” explica Nazareth, explica a psicoterapeuta Nazareth Ribeiro, uma das profissionais a frente do “Cuidando de Heróis”.
Também responsável pela ação, a administradora hospitalar Andréa Drumond comenta que a iniciativa é uma grande rede colaborativa entre os profissionais de saúde. “Trata-se de um trabalho que vai além de uma consulta ou teleatendimento, porque oferece ferramentas e suporte psicossocial, técnicas de relaxamento e descompressão e outras atividades que ajudarão os profissionais a lidarem melhor com este momento de tantas incertezas e ansiedade. É um projeto de pessoas ajudando pessoas”, frisa.