PE: Polícia desmonta esquema internacional de tráfico

20 pessoas foram presas, dentre empresários, um ex-diplomata e uma ex-vereadora de Cabrobó

por Victor Gouveia ter, 22/06/2021 - 13:59

Um ex-diplomata, uma ex-candidata à vereadora, empresários e dois presidiários foram autuados por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na manhã desta terça-feira (22). Recheada de 'laranjas', a organização criminosa mantinha um esquema grandioso que atuava nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Acre. 

Ao todo, 44 mandados - 20 de prisão e 24 de busca e apreensão - foram expedidos pela comarca do Recife para a operação que conta com 31 investigados, sendo dez mulheres. Além da capital, as ordens judiciais foram cumpridas nos municípios de Paulista, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, todos na Região Metropolitana do Recife (RMR).

"A gente suspeita que essa droga vinha desses Estados que são limites com países que são conhecidamente provedores das drogas. A maconha do grupo era encaminhada por uma empresa do Mato Grosso do Sul e a cocaína adquirida pelo grupo pernambucano era decorrente de empresas sediadas no Mato Grosso", descreveu o delegado Ivanildo Pereira.

Ele explica que o lucro do tráfico era lavado em Pernambuco e destacou a participação de familiares, que chegaram a abrir empresas com o produto dos crimes. "Uma das grandes características dessa investigação é a participação das esposas, companheiras de presidiários ou de ex-presidiários. Elas se aproveitam de não ter nenhuma passagem pelo sistema carcerário e pensam que não passar despercebidas, quando iniciam transações bancárias se beneficiando desse dinheiro", comentou o delegado.

As autoridades bloquearam R$ 44 milhões e ordenou o sequestro de imóveis da organização, além da apreensão de dez veículos, armas de fogos, joias e relogios de marca.

A Polícia Civil não repassou a identidade dos envolvidos, mas entre os suspeitos estão um ex-diplomata demitido por faltas no trabalho; um homem considerado um dos maiores traficantes de Pernambuco e seu irmão; empresários de diversos setores, como cosméticos, laticínios, posto de combustíveis; e uma ex-candidata à vereadora de Cabrobó, município que integra o 'polígono da maconha' no Sertão do Estado.

Todos os mandados foram cumpridos, e as autoridades verificaram que dois alvos já estavam presos no Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), na RMR. 

As investigações devem seguir com os depoimentos dos presos na operação desta manhã. As autoridades acreditam que há mais pessoas envolvidas no esquema internacional.

COMENTÁRIOS dos leitores