Live do LeiaJá põe jornalismo e Amazônia em debate
Convidados analisam o papel da imprensa na cobertura das questões amazônicas e abordam a influência das fake news e o recurso da checagem de fatos. Será nesta quarta-feira (18), no Youtube.
Nesta quarta-feira (18), o LeiaJá vai receber os jornalistas Guilherme Guerreiro Neto e Catarina Barbosa em uma live transmitida no canal do portal no Youtube, às 19 horas, para mais um dia do Meeting de Jornalismo, evento realizado durante esta semana para celebrar os 10 anos do portal.
Os convidados vão falar sobre “Cobertura jornalística na Amazônia: fake news e fact checking”. A live será mediada pelo jornalista Thiago Barros, professor da UNAMA - Universidade da Amazônia e doutor em Comunicação.
Guilherme Guerreiro Neto é Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, e doutorando em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Ele também é repórter do site InfoAmazonia nos projetos Amazônia Sufocada e Engolindo Fumaça e chegou a colaborar com o projeto de checagem Truco, parceria da Agência Pública e do Portal Outros400.
A jornalista Catarina Barbosa, que possui experiência em jornalismo investigativo, trabalhou por quase dois anos no G1 Pará e por mais de quatro anos na agência de jornalismo independente Amazônia Real. Além disso, Catarina também escreve como freelancer para o projeto #Colabora e Repórter Brasil.
Catarina Barbosa ganhou o Prêmio INEP de Jornalismo pela reportagem sobre evasão no estado do Pará, em 2017, e também ganhou o Prêmio Vladimir Herzog, em 2019, pela série #SemDireitos, em que participou escrevendo uma das reportagens.
Atualmente, a jornalista convidada é correspondente do Brasil de Fato no Pará, com foco na cobertura da região amazônica – tanto a parte ambiental (desmatamento e poluição), quanto conflitos de terra e violações de direitos humanos.
Por Isabella Cordeiro.