1,1 milhão de bebês sofrem com asfixia perinatal por ano

Em decorrência do problema, organizações se juntaram e lançaram a campanha Setembro Verde Esperança

por Rafael Sales seg, 13/09/2021 - 22:27
Pixabay/Esudroff Pixabay/Esudroff

De acordo com estudos epidemiológicos, a asfixia perinatal atinge mais de 1,1 milhão de bebês por ano no mundo. Já no Brasil, o número de recém nascidos que sofrem com falta de oxigênio próximo ao momento do parto é de aproximadamente 20 mil. Essa condição ocupa a terceira causa mais recorrente de morte de um feto ou recém-nascido. A organização PBSF – Protecting Brains & Saving Futures (Protegendo Cérebros, Salvando Futuros), liderada por profissionais da saúde, lançou o movimento “Setembro Verde Esperança”, que visa conscientizar a população sobre o número de bebês que correm o risco de viver com sequelas neurológicas.

Além da Sociedade Brasileira de Pediatria, a campanha já conta com o apoio da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e também de equipes internacionais, como as Universidades de Stanford (EUA) e Cambridge (Inglaterra). O projeto conta com o apoio parlamentar, e como forma de incentivo à campanha, entre os dias 24 e 30 de setembro, o Congresso Nacional será iluminado de verde.

A campanha também tem como objetivo unir instituições apoiadoras no intuito de sensibilizar os setores públicos e privados para que haja políticas que ajudem a tratar o problema com a devida atenção, e assim, reduzir as chances de possíveis sequelas em bebês, como paralisia cerebral, deficiência cognitiva, cegueira ou surdez.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores